quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Organização Espacial e Geometria

Com a organização espacial : a criança vai tendo "(...) consciência da sua posição e deslocação no espaço, bem como da relação e manipulação de objectos que ocupam um espaço (...)" é através desta consciência que vai "(...) aprender o que está longe e perto, dentro, fora e entre, aberto e fechado, em cima e em baixo" (Ministério da Educação, 1997, p.73) O conhecimento das noções topológicas vai permitir à criança "(...) construir noções geométricas elementares (...)" (Zabalza cit. por Maia, 2009, p. 84).








Durante a sessão de movimento as crianças tiveram que realizar o circuito passando por baixo das barras, por cima das barras e entre as barras.








No decorrer da actividade da caça ao tesouro as crianças tiveram que identificar diferentes noções topológicas, em cima de, por baixo de, dentro de, etc, para conseguirem seguir as pistas que lhes iam sendo deixadas pela instituição.




A partir da análise da composição VIII de Kandinsky foram trabalhadas as formas geométricas.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.